7 De Fevereiro: Dia do Profissional Gráfico
O Dia do Gráfico ou Dia Nacional do Profissional Gráfico é comemorado anualmente no Brasil em 7 de fevereiro. Um profissional gráfico trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. Revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetas, convites ou banners se forem impressos, passam pelas mãos de um profissional gráfico.
Você sabe quem é Johan Gutenberg? “o pai da imprensa”, é considerado por muitas pessoas como o primeiro gráfico, e foi ele que imprimiu a primeira Bíblia. Johan Gutenberg foi o responsável pela criação desse tipo de trabalho, feito através de tipos metálicos (letras em alto relevo) e tinta. A partir desses materiais e de uma técnica que permitia imprimir cerca de trezentas páginas por dia.
Quando se estuda o período do Renascimento, geralmente se destaca o advento de algumas invenções, tais como o telescópio e o relógio de precisão. Uma dessas invenções que provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura foi a imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV.
O nome imprensa remete, nos dias atuais, quase que automaticamente às instituições de divulgação de notícias e opiniões sobre fatos cotidianos, isto é: aos jornais e revistas especializados, sejam diários, semanários e mensários. Esse nome, entretanto, designa, originariamente, um tipo de dispositivo técnico capaz de reproduzir palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou tipos móveis. Esse dispositivo como foi dito acima foi inventado por Gutenberg na década de 1430.
Durante milênios a escrita restringia-se a modos de réplica muito limitados, como as tabuinhas com escrita cuneiforme dos povos sumérios, os papiros egípcios, os ideogramas chineses, entre outras variadas formas de reprodução, cujo acesso era restrito a pequenos grupos de pessoas, geralmente escribas. Apenas com a invenção de Gutenberg a propagação de livros, como a Bíblia, o primeiro dos livros inteiros publicados pela técnica da imprensa passou a ficar intensa. Isso se dava, fundamentalmente, em razão da facilidade que havia na reprodução dos textos.
A LK Consultoria parabeniza esses profissionais que deixam a vida mais colorida, parabéns aos profissionais gráficos do Brasil.