Novembro Azul: Homem também se cuida
A saúde é uma das coisas mais importantes da vida, e o que se percebe é que, ainda, muitas pessoas só se lembram dela quando estão doentes. Neste mês de novembro, é hora de lembrar os esquecidos e desavisados sobre o Câncer de Próstata com a Campanha Novembro Azul, que vem, ano após ano, quebrando preconceitos e tabus sobre a prevenção.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (fica atrás somente do câncer de pele não melanoma). Anualmente, 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença e o número de mortes chega a mais de 13 mil.
Medidas preventivas são a chave para se ter uma vida com qualidade e equilíbrio.
Novembro Azul sem preconceito:
Embora isso tenha passado por uma mudança positiva nos últimos anos, muitos homens ainda são reféns de tabus. Hoje sabe-se por dados estatísticos que o homem vai com menor frequência ao médico do que a mulher. E isso não ocorre porque ele fica menos doente do que a mulher! O Homem se expõe mais ao álcool e cigarro, o homem se envolve mais em comportamentos de risco, e o homem estatisticamente vive menos do que a mulher. A verdade é que todos os homens precisam aprender que devem se cuidar.
Previna-se:
Existem algumas medidas que o homem pode fazer para reduzir o seu risco de desenvolver o câncer de próstata e ainda ajudar na saúde como um todo.
– Comer uma dieta balanceada com frutas e vegetais;
– Evitar gordura;
– Procurar comer peixe que é rico em ômega-3;
– Manter um peso saudável e praticar atividade física regularmente.
Alguns homens, porém, podem apresentar naturalmente um risco elevado ao câncer de próstata, por isso é importante uma conversa com o médico para discutir caso a caso. De todo o modo, a doença é rara antes dos 40 anos, mas a partir dos 50 anos o risco aumenta bastante.
Infelizmente, a grande maioria dos tumores têm um comportamento silencioso, e não causam sintomas no começo. Para o oncologista, em alguns casos, quando o tumor causa sintomas, ele pode gerar alterações como um aumento das vezes em que o paciente urina, urgência de urinar, alteração no fluxo ou dificuldade de controle, dificuldade de ereção, ejaculação dolorosa ou sanguinolenta também podem acontecer.
Na avaliação do médico a medicina tem avançado muito nos últimos anos no tratamento do câncer de próstata. Toda a tecnologia vem contribuindo para tratamentos mais efetivos, individualizados e com cada vez menos sequelas e efeitos colaterais.
O câncer de próstata possui tratamento eficaz e se descoberto em uma fase inicial a chance de cura é de até 90%. Por isso, não é preciso ter medo e nem vergonha de conversar com seu médico sobre a necessidade de rastreio do câncer de próstata.
A LK Consultoria apoia essa causa!