Novembro Azul: 5 assuntos que você precisa saber
Também vale ressaltar que 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Desse modo, é imprescindível a ida ao médico e a realização dos exames, pois de acordo com o próprio INCA, a única forma de garantir a cura, é o diagnóstico precoce.
E nessa campanha tão importante e preventiva a LK Consultoria separou 5 assuntos que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata, confira abaixo:
1 – O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos:
Um em cada seis homens que chegam aos 50 anos terá este tipo de câncer. Por isso, pessoas do sexo masculino nesta faixa etária devem realizar exames periódicos. Vale lembrar que homens de todas as idades podem desenvolver a doença, e por isso devem estar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.
2 – Histórico familiar e hábitos alimentares podem ser fatores de risco:
Além da idade avançada, ter algum familiar que sofreu da doença, hormônios desequilibrados e dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas são alguns fatores que colocam os homens na condição de desenvolver a doença. Além disso, sedentarismo e excesso de peso também representam risco.
3 – O câncer de próstata pode apresentar nenhum sintoma:
Este tumor é um dos tipos mais assintomáticos do mundo da medicina, então nem todos os portadores manifestam a doença. Ou ainda, os sintomas podem ser confundidos a outras doenças. São sinais da doença a necessidade frequente de urinar, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, dor ou ardor ao se aliviar, dificuldade para ter ereção, ejaculação dolorosa, dor frequente ou rigidez na parte inferior das costas, quadril ou coxas.
4 – Não há um tipo único de tratamento:
Ao ser diagnosticado com a doença, o paciente será acompanhado pelo médico em uma avaliação clínica completa. Somente a partir dela, o profissional irá definir qual tratamento ideal para o caso, baseado em, além dos resultados dos exames, idade, expectativa de vida, histórico familiar, entre outros.
5 – O Câncer ainda mata muitos homens no Brasil:
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 68,2 mil casos foram registrados em 2018. Em 2017, cerca de 15,3 mil homens morreram pelo tumor. Diferente de outras doenças, o câncer de próstata é perigoso e não é diagnosticado a tempo pelo preconceito masculino com o exame.