Desafios que as Mulheres enfrentam ao Empreender
Empreender é um grande desafio, principalmente no início, onde é comum acumular diferentes funções e ter de estar totalmente disponível para o seu negócio. Mas para as mulheres, esse desafio é ainda maior, por conta de diversas questões, como o machismo enraizado na sociedade, a dupla jornada de trabalho e a falta de apoio dos familiares, por esse motivo é importante falarmos sobre os desafios que as mulheres enfrentam ao empreender.
Segundo pesquisa elaborada pelo Sebrae, que analisou o perfil das empreendedoras brasileiras, nosso país teve a 7º maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio. Pois é, um número bem expressivo. E ainda sim as mulheres sofrem não só com o preconceito, mas também com a disparidade de oportunidades e privilégios, em comparação aos homens
Com base em todos esses dados, e com plena consciência sobre a importância em se abordar esse assunto, nós da LK Franchising apresentamos uma lista com 4 desafios que as mulheres enfrentam na hora de empreender.
1° Desafio: Vida pessoal
Realizar afazeres domésticos não são obrigações exclusivas das mulheres mas como sabemos, ainda é comum que elas sejam mais sobrecarregadas que os homens.
2° Desafio: Falta de Apoio dos familiares
A maioria das mulheres tem dificuldade em ter apoio dos familiares quando começam a empreender. Isso ocorre por uma série de questões, como o preconceito e o conflito em conciliar negócios e família
3° Desafio: Faturamento mais baixo
Embora as mulheres sejam 16% mais escolarizadas que os homens, segundo o Sebrae as empresas comandadas por elas faturam em média 22% menos que as deles, o que faz com que as mulheres têm o salário abaixo do que a média dos homens e isso acaba impactando diretamente na linha de crédito.
4° Desafio: Representatividade
O preconceito e a discriminação tem um grande peso sobre os ombros femininos, por ser um ambiente majoritariamente masculino, muitas mulheres ainda se sentem intimidadas na hora de empreender.
É de suma importância debater o assunto, para assim discutirmos os valores de nossa sociedade e o preconceito que existe tanto no meio familiar quanto no empresarial em relação à mulheres empreendedoras, para que assim se torne cada vez mais comum, a presença das mulheres no mundo dos negócios.