Novembro Azul: A hora de lutar contra o preconceito.
O exame de próstata ainda é o mais eficiente para detectar o câncer e outras doenças. Deve ser feito anualmente, a partir dos 45 anos.
O preconceito é tão grande que há homens que se recusam a fazer um exame simples, rápido e quase sempre indolor. O risco é alto porque o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Pode crescer lentamente, sem apresentar qualquer sintoma, e quando os primeiros sinais se manifestam a doença já pode ter se espalhado para outros órgãos, reduzindo as chances de cura. É hora de superar o preconceito e encarar a verdade e os mitos sobre o exame de próstata, que pode salvar a sua vida.
Em alguns casos, o paciente pode sentir dor e necessidade constante de urinar. Na fase avançada, o câncer pode provocar dor nos ossos, infecção generalizada e até mesmo insuficiência renal. Mas é aí que está o problema: na maioria dos casos, esse tipo de câncer não apresenta sintomas inicialmente. Por isso a prevenção é tão importante!
Como prevenir?
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobre em gorduras, especialmente de origem animal, pode ajudar a evitar o surgimento da doença. Atividades físicas, controle do peso corporal, diminuição do consumo de álcool e o abandono do hábito de fumar também são recomendados.
A melhor maneira de evitar que o câncer evolua é fazer o exame de toque retal no exame de sangue PSA, garantindo assim o diagnóstico precoce.
Vencendo o preconceito
No caso do câncer de próstata, a idade é um fator de risco. Portanto, homens a partir de 45 anos devem realizar os exames anualmente. Porém, aqueles com histórico de casos na família devem procurar o urologista ainda antes.
Infelizmente, o preconceito ainda é o maior fator de dificuldade, que muitas vezes impede o diagnóstico a tempo. É importante não se esconder atrás dele.
Consulte um urologista, previna-se e ajude a combater essa doença!