10 de maio: Dia da Cozinheira
Hoje comemorara-se o dia da da Cozinheira.
Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, surgida por volta de sete mil anos atrás, quando o homem adquiriu meios seguros de obter e dominar o fogo.
Já o ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu. Há relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia por volta de 3000 A.C., confirmando que essa é uma profissão antiquíssima e mostrando que a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais e de poder. Justamente por isso, através de sua arte os cozinheiros contribuíram para o aumento do prestígio e do poder daqueles a quem serviam, e acabavam por conquistar, eles próprios, prestígio e regalias que os distinguiam entre os seus pares.
A hierarquia na cozinha e a formação do Chef
Na gastronomia, assim como em outras profissões, nos deparamos com uma divisão de tarefas e responsabilidades a serem cumpridas. Para um Chef de Cozinha, o próprio nome já diz para o que veio. Mas, para se atingir um posto desejado, ele deve trabalhar duro e em alguns casos, sua formação se faz dentro do próprio restaurante.
Alguns começam como meros ajudantes, outros, têm a oportunidade e a possibilidade de estudarem, mas ambos, somente se manterão e possivelmente alcançarão um cargo de confiança se forem talentosos e competentes.
A Hierarquia
Chef – responsável pela coordenação da equipe, controle das solicitações de compras, por montagem do cardápio, etc.
Sous chef – cumpre as orientações do chef e coordena a equipe na sua ausência.
Chef de partie – responsáveis por setores específicos da cozinha como confeitaria Garde manger.
Cozinheiros – responsáveis pela preparação dos alimentos e armazenagem dos mesmos.
Comins – responsável por apoiar os cozinheiros e pela higiene geral da cozinha.
A faculdade de Gastronomia pode oferecer dois tipos de curso: bacharelado, com duração de 4 anos, e tecnológico, com duração média de 2 anos.
As duas graduações são muito parecidas. A principal diferença entre elas é que o curso tecnológico é mais focado na prática de preparo e manuseio de alimentos, enquanto o bacharelado possui uma abordagem mais ampla, com mais disciplinas teóricas e de gestão de empreendimentos do setor gastronômico.
Durante a faculdade de Gastronomia, o estudante aprende técnicas de preparo de alimentos e bebidas, métodos de segurança alimentar, culinária internacional e de diferentes regiões do País.
A matriz curricular é organizada de modo a mesclar teoria e prática. As disciplinas teóricas abordam questões sobre a história da gastronomia, nutrição, gestão de negócios gastronômicos, segurança e higiene no manuseio de alimentos.
As aulas práticas ocupam grande parte da carga horária do curso. Nelas, o aluno coloca a mão na massa e aprende a preparar carnes, sobremesas, bebidas, pães, pizzas, e outros pratos da cozinha brasileira e internacional.
‘‘Cozinhar é fazer poesia para ser degustada’’.