09 de setembro: Dia do Administrador
Um bom administrador é uma figura que faz toda a diferença em uma empresa. Esse é o profissional que faz a gestão do negócio, sem perder de vista o futuro, para manter a competitividade.
Não é à toa que há uma data para celebrar a importância da profissão. Pode anotar em seu calendário: dia 9 de novembro é o Dia do Administrador. Para esse cargo, sua visão estratégica, uso de tecnologias e jeito com pessoas são essenciais.
O Dia do Administrador cai em 7 de setembro porque, nessa mesma data, mas no ano de 1965, foi assinada a Lei nº 4769. E o que ela traz de tão significativo? Simples: a profissão de administrador passou a ser exercida somente por pessoas com título de Bacharelado, e ao fazerem o registro junto ao conselho da categoria.
O interessante das profissões regulamentadas pela lei é que elas têm mais garantias para sua carreira, como piso salarial, jornada de trabalho e adicionais. Na prática, você tem um amparo legal, caso o salário oferecido seja muito abaixo do mercado ou as horas trabalhadas sejam abusivas.
Por isso, se você está considerando estudar Administração, pode comemorar o Dia do Administrador, uma profissão reconhecida por lei que traz um nível de segurança bem elevado.
O trabalho em Administração: veja a evolução da carreira
Ser um grande empresário e administrador, que transforma a realidade das companhias, levando-as a um sucesso surpreendente, é o foco de muitos estudantes de Administração. Mas são raras as vezes que esse sucesso vem rapidamente.
Por isso, para quem deseja construir uma carreira em Administração, a nossa primeira dica para se dar bem é fazer uma boa faculdade. Além disso, vale a pena ser protagonista nos estudos: ler conteúdos sobre a área, fazer outros cursos online e também se aproximar de professores para tirar dúvidas e fazer networking.
Um administrador tem muitas áreas em que pode se estabelecer, como os Recursos Humanos (RH), Marketing, Financeiro, assim como na parte de vendas e compras de uma empresa. São posições estratégicas e que demandam uma visão do todo do negócio.
Afinal, uma simples compra mais cara ou mais barata vai impactar as metas de um mês, assim como o faturamento. Da mesma forma que um plano de Marketing ou de contratação de novos colaboradores pode tornar a empresa ainda mais conhecida e disputada pelas pessoas.
Por isso, vale começar buscando um estágio logo no primeiro período da faculdade, e entender melhor cada um desses setores. Dessa maneira, você pode ter uma visão prática de qual área quer se especializar.
Além disso, peça feedbacks aos seus líderes e colegas de trabalho e ofereça também, em vez de criticar ou falar mal pelas costas. Isso é uma postura importante de liderança que seus superiores, certamente, vão notar em você.
Tendências na Administração: conheça as 6 mais relevantes
1. Gestão de qualidade:
Já ouviu falar em core business? Trata-se de uma expressão que define o negócio-chave da companhia. Por exemplo, em uma empresa que faz aparelhos eletrônicos — como tablets, notebooks e celulares —, o marketing não é o foco e pode ser uma estratégia terceirizada a outra empresa que entenda melhor do assunto.
A gestão de qualidade prioriza o core business e deixa que outras firmas cuidem das estratégias complementares.
2. Responsabilidade social:
Responsabilidade social é quando uma companhia assume seu compromisso perante a sociedade e realiza ações que vão promover o bem-estar de seus colaboradores e também da comunidade.
Isso é algo voluntário, que ajuda as pessoas ao redor, faz os funcionários ficarem mais motivados e traz uma noção de marca mais valorizada da empresa perante a população.
3. Administração de Recursos Humanos:
Sabe qual é o maior tesouro de uma empresa? As pessoas, sejam elas funcionários, sejam consumidores. Falando especificamente dos colaboradores, é preciso que eles queiram trabalhar na companhia, estejam engajados e desejem permanecer.
Assim, cabe ao time de RH tornar a firma atraente e trabalhar de forma a valorizar as pessoas. Hoje, também se fala muito em diversidade — contratar minorias diversas e manter o ambiente saudável para que elas sigam crescendo.
4. Integração de dados:
Um administrador vai fazer uma gestão mais eficiente se tiver dados à mão, para entender como anda sua empresa em todos os níveis, certo? Essa tarefa fica facilitada quando a companhia usa um ERP, ou seja, um sistema de gestão integrado — que monitora de perto todas as informações para que o gestor escolha o melhor caminho a seguir.
5. Automatização de processos:
Quando você lê que algumas profissões não deverão existir em um futuro próximo, um dos motivos é a automatização dos processos. Por isso, como profissional da área, é fundamental conhecer programas que fazem as tarefas mais repetitivas e liberam a equipe para pensar estrategicamente.
6. Inteligência Artificial:
O uso de sistemas apoiados na Inteligência Artificial (IA) revoluciona o dia a dia de um administrador. Eles podem potencializar as possibilidades de vendas ao reconhecer o histórico de compras dos clientes, ou mesmo ajudar a criar produtos que estejam mais de acordo com as expectativas do público.
Muitas empresas já apostam na IA para melhorar o atendimento ao cliente, com bots que “copiam” padrões e oferecem um atendimento humanizado e eficiente. Uma dica? Leia mais sobre o uso da tecnologia e as soluções que já existem, como o IBM Watson.
A Administração é uma profissão incrível e, por ter diversas facetas, os profissionais conseguem boas opções de emprego. Afinal, estamos falando de cargos-chave em uma companhia. Para sair na frente, não se esqueça: escolha uma boa faculdade e estude com muita dedicação.
“Sucesso só se constrói através de uma boa gestão”.