11 de dezembro: Dia do Engenheiro
O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente no dia 11 de dezembro, no Brasil.
A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades (engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química, apenas para citar algumas).
Origem do Dia do Engenheiro
O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.
Como é a carreira do engenheiro?
O engenheiro conta com um campo de atuação extremamente vasto, podendo empreender seu próprio negócio, trabalhar em empresas privadas de vários portes e ainda ocupar posições em órgãos públicos. Além disso, vale destacar que as possibilidades de formação e de especialização dessa área são diversas.
A Engenharia é uma carreira em alta aqui no país, e a demanda por esses profissionais vai continuar bem intensa nos próximos anos. Apesar da grande quantidade de engenheiros que se forma todo ano, ainda se fala em escassez de mão de obra qualificada na área para atender a todas as necessidades do mercado.
Essa é uma profissão regulamentada desde o ano de 1933 no Brasil. Vale lembrar que, para que o profissional exerça essa profissão, ele precisa fazer o curso superior de Engenharia (que geralmente dura cinco anos) em uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo MEC e obter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o conhecido CREA.
Quanto ganha um engenheiro no Brasil?
No Brasil, de acordo com a Lei 4.950-A, de 1966, os profissionais de Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Medicina Veterinária têm seus salários determinados por uma tabela fixa, vinculada ao salário mínimo vigente no país e relacionada à jornada de trabalho diária do profissional. Esses valores independem do local de atuação do engenheiro. Dessa forma, são calculados assim:
- jornada diária de 6 horas = 6 salários mínimos;
- jornada diária de 7 horas = 7,25 salários mínimos;
- jornada diária de 8 horas = 8,5 salários mínimos.
Tipos de Engenharia
Mesmo sendo este dia dedicado à comemorar os profissionais de Engenharia Civil, existem muitos outros tipos de engenheiros que talvez você não soubesse que existiam:
Engenharia Química
Engenharia Biomédica
Engenharia de Petróleo e Gás
Engenharia Elétrica
Engenharia Aeronáutica
Engenharia de Aquicultura
Bioengenharia
Engenharia Ambiental
Engenharia de Alimentos
Engenharia Cartográfica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais
Engenharia de Pesca
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia em Agrimensura
Engenharia Agrônoma
Engenharia Acústica
Engenharia de Segurança no Trabalho
Engenharia de Horticultura
Engenharia Física
Engenharia Florestal
Engenharia de Minas
Engenharia Naval
Engenharia Mecânica
Engenharia Hídrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
Engenharia Sanitária
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia de Produção
Engenharia Têxtil.