25 de julho: Dia do Motorista
Dia do Motorista, é comemorado no dia 25 de julho.
Aquele que conduz vidas com amor: O motorista é digno de todas homenagens, o profissional é responsável pelo desenvolvimento das cidades e integração das pessoas. No dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista, uma justa lembrança ao profissional que é responsável pelo desenvolvimento de uma nação. Imagine uma cidade, um estado ou um país inteiro sem carros, caminhões e ônibus.
Só um dia sem estes veículos representaria a paralisação do país e bilhões de reais que deixariam de ser gerados e acima de tudo, vidas que não teriam suas necessidades atendidas.
Assim, o motorista pode ser considerado um dos principais condutores do crescimento de uma nação e não apenas condutor de um veículo que na verdade é um instrumento do seu trabalho.
No Brasil, os primeiros motoristas surgiram no final do século XIX. O primeiro veículo que não era puxado por animais e que tinha motor chegou ao País, pelas mãos de Francisco Antônio Pereira Rocha, em 1871, em Salvador, na Bahia. Era um motor a vapor e ele foi considerado o primeiro motorista do País.
O primeiro carro com motor a explosão, parecido como os de hoje, guardadas as devidas proporções da época, chegou em terras brasileiras em 1891, em São Paulo. era um Peugeot importado da França por Santos Dumont. assim, curiosamente, o homem conhecido como “Pai da Aviação” também foi um dos primeiros motoristas do País.
A profissão
Motorista de Ônibus:
À medida que as cidades iam crescendo, fruto da maior industrialização que foi facilitada pela ferrovia, a necessidade de ir e vir se tornou maior ainda.
Os deslocamentos que eram curtos, dentro das propriedades rurais, davam lugar às pessoas que saíam de suas casas e iam para fábricas, comércios e atividades industriais mais intensas, que se fixaram inicialmente ao longo das linhas de trem.
Mas as regiões por onde passavam os trens não podiam abrigar todos que queriam aproveitar do momento de crescimento urbano. Assim, áreas mais distantes eram loteadas. Essas pessoas precisavam se dirigir aos locais de trabalho.
Surgia assim, no final do século XIX, os serviços de ônibus. Inicialmente, os ônibus eram carruagens, chamadas OMNIBUS, que quer dizer “Para todos” puxadas por cavalos.
O primeiro ônibus motorizado no Brasil, que se tem notícia foi um veículo francês da marca Panhard Levassor, importado em 1900 pela Companhia de Transporte de Goiânia, uma das mais importantes de Pernambuco. Goiânia era uma cidade de Pernambuco, apesar do mesmo nome, não tinha relação com a hoje Capital de Goiás. E ligando esta cidade de Pernambuco até Olinda surgiu o primeiro condutor oficial de ônibus motorizado.
Caminhoneiro:
O caminhoneiro é o profissional da estrada e sua rotina de trabalho está intrinsecamente ligada à estrada. Basicamente sua função é conduzir o caminhão no transporte de cargas de um ponto a outro, isto pode ser dentro do país ou fora dele.
Quanto ganha um caminhoneiro?
Os ganhos dos caminhoneiros variam. Depende do tamanho do caminhão, da capacidade de carga, se o caminhoneiro é dono do seu próprio caminhão ou se trabalha para uma empresa que fornece os veículos, depende do valor das cargas transportadas, enfim, todas estas variáveis podem fazer com que os salários de um caminhoneiro variem de R$1.610,70 a R$3.395,85.
Objetivos do cargo de Caminhoneiro
Dirigir caminhão em trajetos pré-estabelecidos, para transporte de mercadorias e documentos entre filiais ou realizar entregas aos clientes. Auxiliar no carregamento e descarregamento de mercadorias destinadas às filiais ou aos clientes externos, observando limites de carga previstos para o veículo. Controlar o consumo, quilometragem, lubrificação e a limpeza do veículo sob sua guarda. Zelar pela manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos ao responsável para assegurar seu perfeito estado.
Sete tipos de motorista no mundo
A London School of Economics and Political Science (LSE), em parceria com a fabricante de pneus Goodyear, conduziu um estudo sobre a psicologia social da segurança no trânsito. O objetivo era entender como o comportamento de determinado motorista era influenciado a partir das ações de outros condutores.
A partir de entrevistas individuais e dinâmicas de grupo, os psicólogos conseguiram chegar a uma conclusão: há sete tipos de motorista no mundo.
The Teacher (O professor)
Gosta de ensinar aos demais o que eles fizeram de errado e espera por uma palavra de reconhecimento pelos serviços prestados.
The Know it All (O sabichão)
Acredita estar cercado por incompetentes, julgando os demais a partir de suas próprias decisões. É o famoso “dono da rua”.
The Competitor (O competidor)
Sente-se impelido a sempre ficar à frente dos outros carros, irritando-se caso seja ultrapassado. Gosta de acelerar para ultrapassar ou para evitar ser ultrapassado.
The Punisher (O carrasco)
Se identifica algum comportamento que considera errado por parte de outro motorista, tenta puni-lo de alguma maneira. Frequentemente, sai do próprio carro para tirar satisfações.
The Philosopher (O filósofo)
Tende a controlar suas emoções ao volante. Costuma aceitar os erros dos demais motoristas, encontrando uma explicação racional para eles.
The Avoider (O desencanado)
Trata impessoalmente os erros dos demais motoristas e não os leva em conta como riscos ao volante.
The Escapee (O escapista)
Opta por ouvir música/rádio ou conversar ao telefone enquanto está ao volante, de modo a descartar qualquer relação com outros motoristas no tráfego. Serve como subterfúgio para evitar frustrações.