LK News

CONFIRA AS NOVIDADES

30 agosto 2021

31 de agosto: Dia do Nutricionista

O Dia do Nutricionista é comemorado no mesmo dia em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 31 de agosto do ano de 1949. Posteriormente, essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Desde essa data, os Conselhos Federal de Nutricionistas (CFN) e Regional de Nutricionistas (CRN) celebram o dia desse profissional tão necessário para a qualidade de vida de todos nós.

O papel do nutricionista para a sociedade

O nutricionista exerce uma função de grande importância para a sociedade. A partir da ciência da nutrição, ele avalia os fatores culturais, biológicos e sociais, para promover a alimentação saudável e a qualidade de vida das pessoas em qualquer fase da vida. Além disso, um dos principais objetivos dos nutricionistas é mostrar para a população que uma alimentação equilibrada e adequada se baseia na simplicidade de escolha dos alimentos mais naturais, como as frutas e verduras, raízes e tubérculos, carnes, leite, ovos, temperos naturais, respeitando a cultura e os costumes de cada região.

Sem dúvida, reconhecemos que o trabalho desse profissional é essencial para a saúde de todos, e é por isso que nós, do Femme, parabenizamos e agradecemos os nutricionistas de todo o Brasil.

Os hábitos alimentares são reconhecidos em todo o mundo como um dos principais fatores determinantes da saúde, tanto na prevenção como no tratamento de doenças. O nutricionista é o profissional habilitado para promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação, a partir da atuação em diversas áreas, como nas áreas clínica, saúde pública, esportiva, unidades de alimentação e segurança alimentar, consultoria, cozinhas experimentais, educação nutricional, ensino e pesquisa.

No diabetes, a alimentação tem papel essencial e compõe um dos pilares do tratamento, ao lado do exercício, monitorização, ajuste medicamentoso e outros cuidados clínicos. Neste contexto, o nutricionista é o profissional capacitado para propor estratégias de orientação nutricional e prescrever um planejamento alimentar individualizado, visando o controle glicêmico, adequação do estado nutricional e prevenção de complicações, somado à atuação em equipe que tem a pessoa com diabetes como centro do cuidado e grande protagonista!

Conheça as diferentes áreas da nutrição 

Quem deseja perder peso realmente encontra no nutricionista um grande aliado para fazer isso de forma saudável, sem recorrer a dietas radicais. Porém, existem muitas outras áreas em que esse profissional pode atuar. Confira:

1. Nutrição clínica (consultório)

A nutrição clínica é uma especialidade que atua na prevenção e no tratamento de doenças e problemas de saúde associados à alimentação. Assim, o nutricionista clínico presta atendimento individualizado para pessoas com os mais diversos objetivos.

Atuando em clínicas e consultórios, o nutricionista pode elaborar um plano alimentar específico, prescrever suplementos e prestar orientações para as pessoas.

2. Nutrição esportiva

O nutricionista esportivo é o profissional especializado em atender atletas profissionais ou amadores, proporcionando benefícios a eles por meio da alimentação.

Dependendo das exigências do esporte ou da atividade física, o nutricionista pode contribuir com o paciente ao indicar planos e suplementos alimentares com diversos objetivos.

3. Nutrição funcional

Todo nutricionista que atende pacientes individualmente leva em consideração as necessidades específicas de cada pessoa, mas essa preocupação é ainda maior para o nutricionista funcional.

Essa subárea da nutrição busca entender como as necessidades e os desequilíbrios orgânicos do paciente estão relacionados à sua alimentação, seja pela falta ou pelo excesso de determinados nutrientes.

Assim, o nutricionista funcional analisa a individualidade bioquímica e genética da pessoa para elaborar um plano alimentar que atenda às necessidades nutricionais em nível celular e reduza as inflamações.

4. Nutrição comportamental

Como o próprio nome indica, a nutrição comportamental não leva em conta apenas o ato de comer em si, mas o comportamento do paciente em relação à comida, englobando questões como culpa, compulsão, traumas e outros aspectos emocionais envolvidos na alimentação.

5. Nutrição domiciliar, ambulatorial e hospitalar 

Além de atuar em consultório, o nutricionista clínico pode atender pessoas que estão recebendo cuidados médicos em casa ou em instituições de saúde, como clínicas e hospitais, ou prestar orientações a populações específicas, como os moradores de casas de repouso.

Dependendo das necessidades do paciente e do ambiente em que ele se encontra, o nutricionista pode elaborar um plano alimentar específico para cada necessidade, como restabelecer os níveis de determinado nutriente (ferro, vitamina D, proteínas etc.), ou estabelecer uma nova rotina de refeições na residência.

“Quem valoriza a nutrição, é fã da vida”. 

Compatilhe

Mais Novidades

09 de setembro: Dia do Administrador

Um bom administrador é uma figura que faz toda a diferença em uma empresa. Esse é o profissional que faz a gestão do negócio, sem perder de vista o...

Continuar Lendo
08 setembro 2021

18 de agosto: Dia Do Estagiário

Dia Do Estagiário: Empresas investem cada vez mais “Você tem que estar preparado para as novas demandas”. A frase é do diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, Milton...

Continuar Lendo
17 agosto 2021

11 de agosto: Dia do Garçom

Você sabe o que é a profissão de Garçom? A ocupação de garçom, além de pertencer à área de turismo e hotelaria, guarda também importante relação com outras ocupações...

Continuar Lendo
10 agosto 2021

26 de julho: Dia dos Avós

A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Após a...

Continuar Lendo
27 julho 2021

25 de julho: Dia do Motorista

Dia do Motorista, é comemorado no dia 25 de julho. Aquele que conduz vidas com amor: O motorista é digno de todas homenagens, o profissional é responsável pelo desenvolvimento...

Continuar Lendo
13 julho 2021

15 de julho: Dia Nacional do Homem

O Dia Nacional do Homem é comemorado em 15 de julho, no Brasil, o Dia Nacional do Homem tem como objetivo a promoção da saúde dos homens e a...

Continuar Lendo
13 julho 2021

04 de julho: Dia Internacional do Cooperativismo

Inicialmente denominada como “Dia da Cooperação” e, posteriormente, chamada de “Dia do Cooperativismo”, atualmente a data é conhecida como “Dia Internacional do Cooperativismo”. Embora a data oficial tenha sido...

Continuar Lendo
05 julho 2021

12 de junho: Dia dos Namorados

Você sabia como surgiu o Dia dos Namorados?  14 de Fevereiro Nos países europeus e nos EUA, o dia dos namorados é o Dia de São Valentim, comemorado em...

Continuar Lendo
11 junho 2021

03 de junho: Dia do Profissional de Recursos Humanos

Qual a importância do RH nas empresas?  Diante desse novo cenário, percebemos então como o setor de Recursos Humanos é importante e pode fazer toda a diferença para as...

Continuar Lendo
02 junho 2021

LK News

CONFIRA AS NOVIDADES

Clique aqui