08 de abril: Dia do Profissional de Marketing
O dia 08 de maio é marcado por uma homenagem a um dos profissionais que mais se moldam às mudanças do mundo globalizado, o profissional de marketing. Desde quando as pessoas tinham algo para vender, o conceito de marketing estava presente, com isso a eficácia da metodologia de marketing vem construindo diferentes formas de comunicação ao longo de milhares de anos, focando sua energia aos consumidores e a evolução das tecnologias.
Os Mix de Marketing, surgiu em 1949, elaborado por Neil Borden, que colocava a marca em contato mais próximo com o seu público, ao ponto de possuir habilidade de comunicação e entendimento do cenário e pessoas. O conceito é defendido pelos 4Ps:
- Preço;
- Praça;
- Produto;
- Promoção.
Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
A partir daí, outros conceitos foram sendo criados, colocando a marca em contato com o seu público e o principal utilizando de inovação tecnologias como intermediador de comunicação e multiplicação. Com isso, o marketing foi ganhando uma visão mais preocupada, que busca não apenas vender o produto, mas sim se relacionar com cada uma das pessoas.
Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles, Philip Kotler, um dos maiores pensadores e empresários na área de marketing, conhecido como o Pai do marketing, em 1999 afirma que a empresa e os consumidores tendem a estar em contato constante e mais a frente Kotler começa a afirmar que empresas que não se atentarem para questões emocionais e sociais do planeta, estarão caminhando para o lado oposto do futuro do marketing.
Hoje vivemos a era digital, internet, celulares e computadores são meios de comunicação poderosos que facilitam o contato entre empresas e consumidores, proporcionando mais necessidades e velocidade na resolução de problemas e atendimento. As principais maneiras de comunicação são as mídias sociais através do Facebook, Twitter e Youtube, onde o poder está nas mãos do público, que agora multiplica as satisfações e insatisfações.
A LK Consultoria parabeniza os profissionais de marketing pelo seu esforço, trabalho e dedicação para estar sempre se atualizando com as novas ferramentas e as mudanças constantes no mercado de trabalho.