27 de novembro: Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico em Segurança do Trabalho é um dos principais profissionais dentro de uma grande empresa. Isso porque ele é responsável por promover não só a segurança e a saúde, como também o bem estar dos colaboradores que atuam em cada segmento.
Essa importante missão também colabora para um significativo aumento da produtividade das equipes, já que a qualidade de vida no trabalho é um grande motivador. Além disso, mantém a companhia dentro da legislação, evitando multas e processos judiciais que poderiam pesar no bolso de qualquer empreendedor.
Este especialista faz com que o trabalho de todos os colaboradores da empresa se tornem mais seguros, evitando muitos acidentes e doenças ocupacionais. Isso é fundamental para mudarmos o índice que coloca o Brasil dentre os 5 países mais perigosos do mundo para os trabalhadores.
Neste dia 27 de novembro, comemora-se o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho e, por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre essa profissão tão importante! Portanto, se você tem interesse nesta área ou deseja conhecer um pouco mais das funções de um TST.
O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho?
Como você pode ver, o Técnico de Segurança do Trabalho é uma profissão muito importante na maioria das áreas do mercado de trabalho. Isso porque é fundamental para a segurança dos trabalhadores que atuam em ambientes que oferecem riscos.
Sendo assim, esta é uma atividade regulamentada pela Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, que foi desenvolvida pela Ministra de Estado do Trabalho. Essa portaria é a responsável por estabelecer as principais atribuições de um TST. No total, são 18 itens que fazem parte da rotina destes profissionais, independente da área de atuação da empresa.
A importância do TST para a comunidade
As atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho que você viu acima mostram que atuação desse especialista é fundamental tanto para três partes:
- Para o empregador, que fica livre de problemas judiciais;
- Para o empregado, que trabalha com segurança e responsabilidade;
- E para a comunidade em geral.
Benefícios de um TST para os Empreendedores
Para o empreendedor, a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho na empresa também só traz benefícios. O primeiro deles é óbvio: reduzir significativamente os riscos ambientais, diminuindo a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.
Só por este motivo, outros benefícios já vêm em conjunto como a diminuição de custos com processos trabalhistas, multas, pedidos indenizatórios, entre outros; além de reduzir as taxas de ausência e de rotatividade de colaboradores que implicam no atraso das atividades.
Assim, a empresa também manterá sua boa reputação frente à justiça, aos próprios colaboradores, investidores e até mesmo concorrentes. Enfim, a contratação de um TST em qualquer empresa garante o bem estar dos colaboradores e a produtividade da equipe em segurança.