12 de junho: Dia dos Namorados
Você sabia como surgiu o Dia dos Namorados?
14 de Fevereiro
Nos países europeus e nos EUA, o dia dos namorados é o Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro. A data é uma referência a um padre romano chamado Valentim, que no século III foi condenado à morte por contrariar as ordens do imperador Cláudio II. O monarca havia proibido a realização de casamentos, pois acreditava que homens casados não eram bons soldados.
Entretanto, o padre Valentim, crendo que o casamento fazia parte dos planos divinos, continuou a celebrar matrimônios, indo contra as ordens do estado. Assim, depois de descoberto, foi preso e morto pelo imperador, provavelmente no mês de fevereiro.
Mas antes, quando era prisioneiro, apaixonou-se por uma moça e passou a lhe enviar cartas, em uma delas é possível que tenha assinado “do seu Valentim”. É por isso que uma das tradições dos povos que cultuam esse dia é enviar cartões à pessoa amada.
12 de Junho
Não é costume do povo brasileiro comemorar o Dia de São Valentim. Por aqui temos outra data que cumpre a mesma função, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho.
A história do dia dos namorados, porém, apresenta um enredo mais objetivo. Aqui, a data foi criada com uma função comercial, para aquecer o mercado no mês de junho, considerado fraco em vendas.
O idealizador desse dia foi o empresário João Dória, que em 1949 formulou uma campanha publicitária que sugeria o dia 12 de junho como uma data para demonstrar o amor ao parceiro através de presentes. O slogan de sua campanha, inclusive, era: “Não é só com beijos que se prova o amor”.
O dia foi escolhido pois é a véspera do dia de Santo Antônio, considerado o “santo casamenteiro”.
Representatividade importa, amor e respeito também! Por isso muitas marcas famosas criaram campanhas para celebrar e relembrar que o amor é para todos. Por exemplo, O Boticário, uma das maiores empresas de perfumaria e cosméticos, sempre cria campanhas com casais LGBTQIA+.
O Boticário foi uma das primeiras companhias que trataram a homossexualidade de maneira natural em uma campanha de Dia dos Namorados no Brasil.
Para Gustavo Fruges, diretor de Comunicação e Marca do Boticário, a campanha não celebra apenas o Dia dos Namorados, mas sim todas as formas de amor. “Amor é Amor! É um sentimento que não possui explicação. O Dia dos Namorados é uma das principais datas comemorativas e não poderíamos deixar de retratar este sentimento tão importante. O amor nos move e é um dos nossos pilares. Acreditamos que este sentimento contribui – e muito – para uma sociedade mais justa e igualitária para todos”.