13 de novembro: Dia Mundial da Gentileza
Nesses momentos em que estamos vivendo, a gentileza faz toda a diferença na vida das pessoas. Desde o início da pandemia tem sido difícil para todo mundo, principalmente devido ao isolamento social e adaptações que precisam ser feitas, deixaram marcas nas pessoas. A gentileza nesse momento é uma peça chave para gerar esperança em tempos de pandemia, um sorriso, abraço ou uma palavra positiva pode mudar o dia de alguém!
A data é conhecida por muitos como um dia de má sorte. Há quem fique com medo em toda sexta treze, imaginando que algo ruim pode acontecer. Contudo, essa sexta, 13 de novembro, em especial, não será marcada por ser o “dia do azar” e sim o Dia Mundial da Gentileza.
A ideia de criar uma data para o assunto surgiu numa conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam o conceito pelo mundo. O movimento foi criado oficialmente há exatamente 20 anos, com a finalidade de motivar as pessoas a criar um mundo mais gentil, principalmente no ambiente de trabalho, que é onde passamos o maior tempo de nossas vidas.
O porquê da data
Nós, seres humanos, somos seres conectados e interativos por natureza. Basta vermos que todos os dias estamos em incessante relação e, por causa da Covid-19 e do isolamento social, por meio dos recursos de internet, de mídias sociais e de comunicação online, “adquirimos” a oportunidade de estar em contato com as pessoas das mais variadas localidades, em “tempo real”. Todavia, essa interatividade tem deixado as relações interpessoais cada vez mais superficiais; sendo que, para muitos, a cortesia e a empatia estão ficando cada vez mais longínquas dos hábitos do dia a dia.
Tem um ditado popular que diz “gentileza gera gentileza”. Essa frase foi criada por um homem chamado José Datrino, conhecido por carregar um estandarte escrito à mão pelo simples, anunciando o bem que faz ser gentil. Ele ficou conhecido como o Profeta Gentileza.