Dia Nacional do Farmacêutico: 20 de Janeiro
Você sabia como foi a escolha da data de comemoração para o Dia Nacional do farmacêutico? A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de Janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia Do Farmacêutico”.
No dia 20 de Janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de Janeiro de 1976.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia Nacional do Farmacêutico.
O farmacêutico é gestor na sua essência, e com esta missão ele precisa gostar de trabalhar em equipe. No SUS, ele pode assumir atribuições diversas. Nas unidades básicas de saúde, ele atende os pacientes, auxiliando quanto ao uso correto dos medicamentos, auxilia na prescrição de medicamentos isentos de prescrição médica, entre outras funções.
O mercado de trabalho para o farmacêutico é bem amplo e está cheio de oportunidades. De acordo com o Conselho Regional de Farmácia, o farmacêutico pode escolher entre 72 áreas de atuação.
É uma data para compartilhar com a sociedade, a esperança e o otimismo. É uma profissão que atravessa os séculos, com sua capacidade de manipular, formular ou produzir. O Farmacêutico não trabalha apenas com medicamentos, trabalha com qualidade de vida. Nós da LK Consultoria parabenizamos a todos os farmacêuticos do Brasil pelo seu dia!