15 de julho: Dia Nacional do Homem
O Dia Nacional do Homem é comemorado em 15 de julho, no Brasil, o Dia Nacional do Homem tem como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família.
Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior aos 19 dias do mês de novembro. Ambas as datas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. Além disso, ambas foram instituídas na década de 1990.
No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem. Em se tratando do tema da saúde do homem, o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista exatamente pôr em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, que fosse criado um dia para tal objetivo.
O dia escolhido foi 19 de novembro. Desde o início do século XXI, muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade deste dia. Outro dos objetivos da reflexão que propõe o Dia Nacional do Homem é a igualdade entre os gêneros masculino e feminino.
O alvo principal dessa proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas, tanto por condutas machistas quanto por condutas do radicalismo feminista, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo.
Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho ou na convivência com círculos de amigos, etc.
Sendo assim, tanto o dia 15 de julho quanto o dia 19 de novembro são situações oportunas para esse tipo de reflexão.
Quais são os tipos de câncer mais frequentes nos homens?
No Brasil, de acordo com informações do INCA, o tipo de câncer mais comum em homens é o câncer de próstata. Ele é seguido pelo câncer de traqueia, brônquios e pulmão, pelo câncer de cólon e reto, pelo câncer de estômago e pelo câncer de cavidade oral.
3 Maneiras de Prevenir Câncer de Próstata
O câncer de próstata é considerado uma das enfermidades mais perigosas que afeta uma alta porcentagem de homens. Suas causas diretas, assim como é o caso de muitos tipos de câncer, ainda permanecem desconhecidas. Entretanto, múltiplos estudos têm revelado que algumas ações podem contribuir significativamente para sua prevenção.
Conheça a seguir 3 ações preventivas ao câncer de próstata.
Exercite-se
Atividades físicas contribuem para a saúde de nosso organismo e ao praticá-las regularmente, há a redução de armazenamento de toxinas em nosso organismo e a regulação considerável das probabilidades de estar com sobrepeso, que potencializam as doenças relacionadas ao câncer.
Fique de olho na alimentação
Estudos têm demonstrado que a má alimentação tem uma incidência representativa nos casos de câncer de próstata. Dentre as recomendações de especialistas, está o aumento da ingestão de peixes de carne branca, saladas variadas de folhas verdes e infusões como o café e a redução do consumo de carnes vermelhas e óleos comuns.
Cuidado com os remédios
Muitos medicamentos de consumo convencional são utilizados de maneira abusiva e improvisada pelos pacientes. Isso contribui para o acúmulo de uma série de elementos químicos em nosso organismo, que precisa de tempo para processá-los, desencadeando diversas complicações que eventualmente podem resultar nesta enfermidade.